Weby shortcut

Apresentação

Criada em 23/12/11 00:02. Atualizada em 23/12/11 00:02.

Apresentação

O Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás foi criado em 1996, a partir da divisão do Instituto de Química e Geociências (IQG), o qual iniciou suas atividades em 1968.

Atualmente o IQ ministra disciplinas de Química para mais de 13 cursos da UFG, incluindo o curso de Química, que teve seu primeiro vestibular realizado em 1979 e foi reconhecido pelo Decreto Federal Nº 415, de 06/10/83.

O curso de Química oferece 60 vagas anuais divididas em duas modalidades distintas de formação: licenciatura e bacharelado.

O aluno opta por uma dessas modalidades durante o andamento de seu curso. Tanto na Licenciatura quanto no bacharelado, estuda-se a natureza e a estrutura da matéria, bem como suas propriedades e transformações.

O Instituto de Química tem se configurado como um centro de ensino e pesquisa. Para tanto possui 13 laboratórios de graduação e 14 laboratórios de pesquisa. Cerca de 90% do seu quadro docente é constituído por doutores. Possui 6 técnicos administrativos e 14 técnicos de laboratório que atendem 78 turmas de laboratório. Dentre os quais, 03 possuem mestrado em Química e 03 estão com o mestrado em andamento.

Visando a consolidação da pesquisa no âmbito do Instituto de Química e uma maior oportunidade de qualificação dos profissionais da área Química, formados no IQ, demais Institutos da UFG e em outras universidades do Estado, foi criado em dezembro de 1998, com primeira turma ingressando em março de 1999, o Programa de Pós-Graduação do Instituto de Química – nível Mestrado.

Até o ano de 2004, foram defendidas e aprovadas 37 dissertações de mestrado.

Atualmente o corpo docente conta com 18 professores doutores, que atuam nas linhas de pesquisa:

  • Química de Materiais;
  • Química dos Produtos Naturais;
  • Educação em Química;
  • Química Teórica e Computacional;
  • Química do Meio Ambiente;
  • Química Aplicada à Indústria
  • Análise de Insumos Farmacêuticos

Buscando maior interação com a sociedade, o Instituto de Química criou o Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC), que tem como objetivo a interação entre alunos da Licenciatura em fase de realização do estágio curricular, alunos do mestrado em Química, professores do curso de Licenciatura em Química, Biologia, Física e Ciências, atuando nas redes pública e particular do ensino básico.

Figura 1. Indicadores do Instituto de Química

 Relatório de Gestão: 2002-2006

Listar Todas Voltar