Workshop sobre Fundamentos e Aplicações da técnica de FT-ICR MS

Em 24/01/20 11:12.

Evento será no Mini auditório do Instituto de Química II, dia 31/01

O Laboratório de Cromatografia de Espectrometria de Massas (LaCEM), vinculado ao Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (IQ-UFG) vai sediar o 1º Workshop FT-ICR MS sobre fundamentos e aplicações da espectrometria de massas.

A espectrometria de massas é uma técnica analítica que permite a identificação de moléculas - nos mais diversos ambientes - pela determinação de massa molecular. É uma técnica multidisciplinar e atualmente encontra-se presente desde hospitais à naves especiais. Hoje a UFG abriga um dos maiores parques instrumentais de espectrometria de massas do País. O LaCEM destaca-se com um dos mais modernos, equipados  e produtor de ciência no Brasil e no mundo.

Recentemente, o LaCEM recebeu um novo equipamento, primeiro do Brasil, que pode alcançar até 20 milhões de poder de resolução na determinação de massas moleculares. Trata-se do espectrômetro de massas de ressonância ciclotrônica de íons com transformada de Fourier (FT-ICR MS), o equipamento SolariX 2XR 7T, o qual encontra-se em operação e será utilizado para a caracterização de petróleos e derivados  em projetos em cooperação com a Petrobras.

A utilização do novo FT-ICR MS, o 7T solariX 2XR, permitirá alcançar novos horizontes na caracterização abrangente de petróleos e derivados. Todo este detalhamento molecular abrirá novas portas em petroleômica, levando a novos indicadores moleculares que poderão ser usados em diferentes áreas da cadeia de valor do petróleo. Ademais, a nova tecnologia poderá ser usada em várias outras áreas como clínica médica, biologia molecular, química, farmácia, agronomia dentre outras.

Veja a seguir a programação do evento

Workshop sobre Fundamentos e Aplicações da técnica de FT-ICR MS

Categorias: notícias