Homenagem servidores 40 anos

UFG homenageia servidores com mais de 40 anos de trabalho na Universidade

On 11/03/21 14:04 . Updated at 11/03/21 14:06 .

Os servidores do IQ Wesson Guimarães e Paulo Guerra foram homenageados

Kharen Stecca

 

O que leva um servidor a trabalhar por mais de 40 anos em um mesmo local? Só na Universidade Federal de Goiás 140 servidores, entre técnico-administrativos e professores já ultrapassaram esse tempo de serviço. Tendo a possibilidade de se aposentar, ainda assim preferiram continuar na profissão. Como forma de reconhecimento desses anos de dedicação à instituição, a UFG realizou no dia 27 de outubro, véspera do dia do servidor público, uma homenagem a esses servidores que dedicaram e continuam se dedicando à instituição.

 

40 +
Os eventos presenciais na UFG estão sendo realizados seguindo todos os protocolos de distanciamento, visando a segurança das equipes de trabalho e convidados (Fotos do evento: Carlos Siqueira)

 

Durante o evento em que os homenageados receberam um certificado, um crachá especial valorizando os mais de 40 anos na instituição e ainda uma medalha que será entregue aos servidores, o reitor da UFG, Edward Madureira lembrou que essas pessoas participaram de várias etapas da construção da universidade e que elas dão continuidade a essa instituição. Ele ressaltou que o evento ocorre na véspera do Dia do Servidor Público para lembrar da importância deles para a universidade e para a sociedade: "O país sem o servidor público jamais será o país que desejamos". Na oportunidade agradeceu também sua equipe que passou por toda sorte de dificuldades e ataques, além da pandemia que exigiu uma reinvenção de todo o trabalho. "Um novo horizonte se descortina e logo voltaremos a ter nossas atividades novamente. A UFG tem sido prudente em todo esse processo e continuará sendo", ressaltou.

 

Julio Lemos
Júlio Lemos abriu a cerimônia com apresentação que mostrou um repertório eclético de Carmina Burana (Carl Off) no violão até Brasileirinho de Waldir Azevedo, marcando a volta dos eventos e apresentações presenciais na UFG

 

O reitor também destacou o privilégio de ser servidor na UFG: "É muito bom acordar e vir para um lugar tão maravilhoso quanto à UFG. Aqui há contato com os jovens, com a esperança, com a ciência e com tudo o que há em uma universidade. Universidades são as instituições mais inovadoras do mundo", afirmou. Ele também lembrou com destaque dos servidores do Hospital das Clínicas da UFG e lembrou que a tragédia da pandemia da Covid-19 teria sido muito maior não fosse os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Para finalizar convocou a todos os servidores a continuar firmes em suas caminhadas: "Só precisamos fazer o que fizemos até hoje, continuarmos a trabalhar de forma desprendida e dedicada". Aos homenageados lembrou: "Pretendo seguir o caminho de vocês".

 

Elson Ferreira
Elson Ferreira já foi pró-reitor de assuntos da comunidade universitária e passou por diversas áreas de trabalho na UFG

 

A servidora Fátima dos Reis, uma das homenageadas lembrou que já passamos por períodos dificílimos na universidade, mas também com muitas conquistas. "A universidade é um local de democracia e onde o ensino impera. A dialética funciona na universidade. Eu sou servidora, mas aprendo todos os dias. Aqui nos tratamos de igual para igual e isso não é comum em todas as instituições. No entanto, isso é uma construção coletiva". Ela também ressaltou que cabe aos mais antigos convencer ao mais novos de que a luta vale a pena. O professor da Faculdade de Odontologia, Célio Umberto de Araújo, lembrou que a UFG tem sobrevivido em um ambiente desfavorável, mas a dedicação dos servidores constrói esse lugar. E afirmou que é preciso trabalhar sempre, desistir nunca. A vice-reitora Sandramara Matias Chaves agradeceu o reitor pela iniciativa da homenagem e a todos os homenageados pelo trabalho realizado. Também participaram do evento toda a equipe de pró-reitores, além de diversos gestores das unidades e órgãos e os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás (SintIfesgo) e do Sindicato dos Docentes da UFG (Adufg).

40+
Fátima dos Reis, conhecida de toda a comunidade pela participação como representante do SintIfesgo, foi uma das servidoras que falou em nome dos homenageados 

 

40+
A Vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves encerrou a cerimônia agradecendo a todos os homenageados pelo trabalho na UFG

 

Veja a lista com todos os homenageados do evento

 

Confira as fotos do evento no dia 27 de outubro

Categories: destaque