Capa notícia

NOTA SOBRE CONCURSO PÚBLICO A SER REALIZADO PELA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS

Em 25/04/22 10:23. Atualizada em 25/04/22 10:36.

INSTITUTO DE QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

A formação de licenciados em campos específicos do saber se constitui como importante atividade formativa da Universidade Federal de Goiás. Nessa perspectiva, o Instituto de Química da UFG atua na formação de professores de Química no estado de Goiás desde a década de 1980. Ao se formar professores preparados para atuarem no processo de ensino e aprendizagem no campo da Química nos níveis fundamental e médio de ensino, torna-se importante destacar que estes licenciados precisam ocupar os espaços a eles destinados no âmbito da educação básica estadual por meio de concursos públicos. Destaca-se que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que, para ministrar aulas na educação básica, é necessário que o professor seja formado em curso de licenciatura plena.

Em relação aos concursos públicos realizados pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), o último concurso foi realizado em 2018. No início do ano de 2022, a referida secretaria divulgou a realização de novo concurso público para 5.000 vagas. No entanto, diversas instituições e organizações sociais têm evidenciado que este quantitativo não supre o déficit da rede pública estadual considerando-se a falta de concursos públicos regulares, além da aposentadoria e óbitos de professores nos dois últimos anos.

A existência desse déficit pode ser explicitada a partir de processo seletivo realizado pela Seduc Goiás em 2021 em que foram ofertadas 13.000 vagas para professores contratados para diversas disciplinas. Entende-se que, no atual momento, um concurso realizado para apenas 5.000 professores não atenderá a demanda real e manterá um alto número de professores vinculados à Seduc GO por meio de contratos temporários de trabalho. Os contratos temporários se configuram como um processo de precarização do trabalho docente, pois a remuneração e os direitos trabalhistas para estes docentes, que assumem as mesmas atividades laborais que professores concursados, são mínimos, o que desmobiliza a categoria dos trabalhadores em educação em suas lutas que são árduas e contínuas por melhoria da qualidade do ensino público no país.

Isso posto, o Instituto de Química da UFG se junta aos demais grupos da UFG e de outras instituições do estado de Goiás que se manifestam em defesa da realização de um concurso público pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás que considere o déficit real de professores para todas as disciplinas que compõem o currículo da educação básica estadual. Salienta-se ainda que há no estado de Goiás professores bem formados para assumirem com capacidade e dignidade os postos de trabalho para os quais foram preparados pelas IES e, dessa forma, é importante que as diversas instâncias ligadas à educação pública se posicionem contra o sucateamento da profissão docente por meio da manutenção de contratos temporários de trabalho.

COORDENADORIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Categorias: NOTÍCIA