25 anos IQ FOTO GERAL

Instituto de Química completa 25 anos

Em 27/06/22 16:22. Atualizada em 27/06/22 16:26.

Comemoração marca a volta dos eventos presenciais da unidade

Texto: Eduardo Borges

Fotos: Eduardo Borges/ Reprodução Youtube UFG Oficial

Auditório do IQ recebeu discentes, docentes e técnicos-administrativos

O Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal de Goiás (UFG) completou 25 anos em 2021, porém a solenidade de comemoração ocorreu na última sexta-feira (24/6) no auditório da unidade acadêmica, localizado no Câmpus Samambaia. A nova data vinha sendo discutida pelas coordenadorias de graduação e pós-graduação há aproximadamente um ano, pois a equipe buscava um momento oportuno para que pudessem se reunir presencialmente. Assim, a comemoração também marca a retomada dos eventos no IQ, sendo o primeiro desde o início da pandemia a ser realizado desta forma.

Orgulho

Na ocasião, o diretor do IQ, Wendell Karlos Tomazelli Coltro, fez o discurso de abertura, agradecendo a todas as pessoas que contribuíram com a realização da solenidade. Também durante sua fala, destacou projetos desenvolvidos, afirmando que tais trabalhos evidenciam a importância da unidade para a UFG e a sociedade como um todo, o que é motivo de orgulho para o instituto.

“Não poderia deixar de mencionar todo o trabalho da professora Gabriela Duarte, que desenvolveu um teste rápido e confiável para diagnóstico da Covid-19, que já atendeu milhares de servidores, estudantes e população em geral. Também destaco um projeto liderado pelo professor e pró-reitor de Pós-Graduação, Felipe Martins, que desenvolveu LEDs orgânicos que aumentaram em 75% a eficiência energética das telas de celulares e televisores. Há também um trabalho muito importante desenvolvido pelo professor Nelson Roberto Antoniosi Filho, que usa cera de ouvido para fazer diagnósticos precoces de câncer. Todas essas ações têm contribuído com a sociedade, aumentando a expectativa de vida e mostrando que somos capazes de levar para a população o que fazemos de melhor. Esse retorno não tem preço”, defende o diretor do IQ.

O diretor do IQ Wendell Coltro afirma que a unidade é referência dentro e fora da universidade

História

De forma bem humorada, o vice-coordenador do curso de especialização em Propriedade Industrial, Márlon Herbert Flora Barbosa Soares, conduziu uma apresentação sobre a história do IQ. O instituto foi criado em 11 de setembro de 1996, a partir da divisão do Instituto de Química e Geociências (IQG), que iniciou suas atividades no ano de 1968. Desde então, anualmente, cerca de 120 estudantes ingressam no Instituto de Química, em um dos três cursos ofertados na unidade, sendo Química (Bacharelado e Licenciatura) e Engenharia Química.

A primeira gestão do instituto foi coordenada pelos professores Celso Machado e Nivaldo de Paula, que ocuparam respectivamente os cargos de diretor e vice-diretor até 1998. Atualmente, o IQ é coordenado pelos professores Wendell Karlos e Fabiano Molinos, que encerram o mandato ainda em 2022.

Além da história, o professor Márlon Herbert também apresentou dados gerais sobre o IQ

Presenças

Estiveram na comemoração, os coordenadores do curso de Química Bacharelado, Juvenal Carolino da Silva Filho e Gabriela Rodrigues Mendes Duarte, de Química Licenciatura, Nyuara Araújo da Silva Mesquita e Elias Yuki Ionashiro, além de Thiago Leandro de Souza e Indianara Conceição Ostroski, coordenadores do curso de Engenharia Química. Também marcou presença a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, que parabenizou o IQ pela organização do evento. “Foi muito acertada a decisão de esperar o melhor momento para fazermos essa celebração presencialmente, porque as falas de hoje servem não apenas para registrar memória, mas principalmente para sinalizar para nossos estudantes que colheremos frutos nos próximos 25 anos. Estamos aqui construindo o futuro dessa geração que está sendo formada pelo instituto. Vida longa ao Instituto de Química,” declara a reitora.

Já o vice-reitor, Jesiel Freitas Carvalho, aproveitou o momento para relembrar um pouco de sua história com o IQ e reafirmou que a unidade é herdeira do IQG, o que evidencia uma extensa jornada até chegar ao que é hoje. “Nesses 25 anos, passei boa parte do tempo entre o Instituto de Física e o Instituto de Química. Muito do que fizemos nesse período foi em conjunto. Gostaria de manifestar minha alegria com essa comemoração, pois é uma satisfação para mim ter participado junto com meus colegas de boa parte do que se construiu,” afirma o vice-reitor.

O vice-reitor Jesiel Carvalho diz se considerar “um agregado” do IQ

Também compareceu à comemoração o pró-reitor de Graduação, Israel Trindade; o pró-reitor de Pós- Graduação, Felipe Terra Martins; o coordenador da Reitoria Digital UFG, Pablo Fabião Lisboa, e o assessor de Articulação Interinstitucional, Edward Madureira. O vice-diretor do IQ, Fabiano Molinos de Andrade, também esteve presente, além da coordenadora do Programa de Pós-graduação do IQ, Danielle Cangussu de Castro Gomes e do discente da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), Gabriel Garcia, que apresentou três músicas em violão. Ao fim do evento, foi realizado um sorteio de brindes para discentes, docentes e técnicos-administrativos do IQ que estavam presentes.

Fonte: Secom

Categorias: NOTÍCIA destaque