Boniek

Cientista do IQ entra para a lista “Top 40 Under 40 Power 2022”

Em 05/10/22 16:36. Atualizada em 17/10/22 11:15.

Indicação foi feita pela revista "The Analytical Scientist"

Boniek Gontijo é o único representante de uma IES latino-americana entre os homenageados

Texto: Versanna Carvalho

O professor do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (IQ/UFG), Boniek Gontijo Vaz, é homenageado com a inclusão do seu nome na lista “Top 40 Under 40 Power 2022”, da revista “The Analytical Scientist”. Ao todo, representantes de 12 países figuram na lista dos 40 cientistas abaixo dos 40 anos, dos quais 28 são homens e 12 são mulheres.

A revista não informa a nacionalidade dos eleitos, mas traz uma entrevista com cada um na qual informa a que instituição estão profissionalmente vinculados. A grande maioria é ligada a universidades, mas nos Estados Unidos (EUA), que teve o maior número de cientistas indicados (11 homens e 7 mulheres), há também profissionais do governo federal e de empresas.

Os demais países são Holanda (3 homens e 2 mulheres), Itália (2 mulheres e 1 homem), Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá e Reino Unido que emplacaram 2 homens, cada. Há 1 cientista homenageado da Austrália e 1 da China. Dois países do hemisfério sul figuram entre os cientistas de renome internacional, 1 da África do Sul e 1 do Brasil.

Para a “The Analytical Scientist”, os pesquisadores que estão nesta lista representam uma esperança de responder a grandes problemas do presente e do futuro. No primeiro grupo estão a pandemia de covid-19, a guerra na Ucrânia que tem aumentado a inflação e a crise de energia. Como questões de longo prazo, a publicação menciona as mudanças climáticas e o envelhecimento da população.

América Latina

Boniek, que está com 36 anos, falou ao Portal UFG sobre a importância de ser o único cientista que atua no Brasil a ser homenageado. “Trata-se, sem sombra de dúvidas, de um grande reconhecimento para ciência desenvolvida na UFG. A lista reconhece pesquisadores emergentes de todo o mundo na área de ciências analíticas. A UFG é a única representante da América Latina na lista, já que a maior parte dos pesquisadores reconhecidos são de instituições do eixo EUA-Europa”, comenta.

Na opinião do cientista, “a ciência brasileira é resiliente e fantástica. Mesmo com todas as intempéries, mostramos uma grande força. Temos que acreditar sempre para transformar o País pela educação e ciência”.

O professor complementa dizendo que “este reconhecimento é fruto de uma longa caminhada partilhada em várias mãos: minha família, meus alunos, agências de fomento, colaboradores e a minha querida UFG”.

Influentes

Desde 2013 a publicação divulga anualmente a lista dos cientistas mais influentes do mundo na área de química analítica. A indicação dos nomeados é feita pelos leitores da revista, ou seja por químicos, e a seleção é feita por um grupo de juízes independentes. No entanto, segundo os organizadores, a última vez que a “Top 40 Under 40 Power” foi há quatro anos.

Editada pela Texere Publishing, a “The Analytical Scientist” é uma publicação sobre ciência analítica, que também aborda temas relacionados à espectrometria de massa, que é o campo de atuação de Boniek. O professor desempenha também a função de coordenador do Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas (Lacem), vinculado ao IQ.

Para conferir a lista Top 40 Under 40 Power 2022”, clique aqui.

Dois professores do IQ recebem Prêmio Inventor Petrobras 2021

Docente do IQ vai compor corpo editorial de publicação internacional

Professor da UFG é eleito membro da Academia Brasileira de Ciências

Fonte: Secom/UFG