Laboratórios de Pesquisa

Atualizado em 22/01/20 13:35.

 

-Laboratório de Bioatividade Molecular: Coordenado pelos Profs. Dr. Pedro Henrique Ferri, Dra. Suzana da Costa Santos e Dr. Neucírio Ricardo de Azevedo, o laboratório realiza atividades de pesquisa com objetivo de avaliar a influência genética e ambiental, incluindo os efeitos espaciais e temporais, na composição e variabilidade de metabólitos de plantas e animais.

-Laboratório de Bio-eletrocatálise e Células a Combustível (LabEl-FC): Coordenado pelo Prof. Dr. Flávio Colmati, o laboratório desempenha as seguintes atividades: síntese de nanopartículas à base de Platina suportadas em carbono para oxidação de alcoóis de baixo peso molecular e redução de oxigênio para aplicação em células de combustível.

-Laboratório de Colóides e Materiais Nanoestruturados - CoMNano: Sob a coordenação da Profa. Dra. Emília C. de Oliveira Lima, o laboratório realiza  atividades de  pesquisa nas linhas de síntese de Nanoestruturas Magnéticas, preparação de Materiais a Base de Fosfatos Inorgânicos, síntese e funcionalização de nanopartículas inorgânicas, estudo da reatividade de nanopartículas, bem como estudo da interação de nanopartículas com proteínas e formulações a base de polímeros para veiculação de moléculas bioativas, nos níveis de iniciação científica, Mestrado e Doutorado. 

-Laboratório de Cristalização: Coordenado pelos Profs. Dr. Felipe Terra Martins e Dra. Danielle Cangussu de Castro Gomes. No laboratório, são realizados ensaios de cristalização de moléculas orgânicas e de complexos organometálicos.

-Laboratório de Cromatografia de Espectrometria de Massas (LaCEM): Coordenado pela Profa. Dra. Andréa Chaves e Prof. Dr. Boniek Gontijo Vaz, o LaCEM dispõe de equipamentos para realização de análise química, principalmente os utilizados nas análises de petróleo,  agroquímicos, detecção e quantificação de drogas e metabólitos, materiais biológicos, além de análises que auxiliam na investigação de casos empregando a química forense.

 LaCEM

- Laboratório de Difração de Raio-X de Monocristal: Coordenado pelo Prof. Dr. José Ricardo Sabino (IF-UFG) e Prof. Dr. Felipe Terra Martins. Neste laboratório é realizada a coleta de dados de Difração de Raios X em monocristal e elucidação de estruturas cristalinas.

 Cristalografia

-Laboratório de Espectroanalítica, Eletroanalítica e Sensores (LEES)Coordenado pelas professoras Dra. Andréa Fernandes Arruda e Dra. Lívia Flório Sgobbi, o laboratório realiza pesquisas em desenvolvimento de sensores eletroquímicos para aplicações clínicas e ambientais, fabricação de eletrodos miniaturizados, eletroanalítica, desenvolvimento de novas metodologias analíticas para identificação e determinação de espécies orgânicas e inorgânicas (e.g. metais tóxicos, compostos orgânicos  emergentes) em matrizes ambientais,a partir de técnicas eletroquímicas e espectroscópicas com auxílio de processos de separação e extração.Também atua no estabelecimento da relação da presença de poluentes com ações de Educação Ambiental na perspectiva de um desenvolvimento sustentável.

-Laboratório de Instrumentação Analítica: Sob coordenação do professor Dr. Paulo Sérgio de Souza, possui como principais atividades análises espectrofotométricas de amostras medicamentosas, alimentos, águas, etc. No laboratório, também são ministrados cursos de espectrofotometria UV/Absorção Atômica e de HPLC.

-Laboratório de Métodos de Extração e Separação (LAMES): O Laboratório de Métodos de Extração e Separação (LAMES) do Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi criado em 2003 por meio de recursos da FINEP (CTPetro), sendo local de execução de pesquisas, prestação de serviços e formação de recursos humanos em Química e Ciências Ambientais. Possuindo 700 m² e estando localizado no Campus II da UFG, o LAMES dispõe de dezenas de equipamentos de análise química, principalmente os utilizados nas análises de petróleo e derivados (gasolina, óleo diesel, lubrificantes e graxas), bioprodutos (álcool etílico anidro combustível, biodiesel, biograxas e biolubrificantes), alimentos (vitaminas, esteroides e ácidos graxos), poluentes ambientais (agrotóxicos, trihalometanos, hidrocarbonetos aromáticos polinucleares e metais) e fármacos (princípios ativos, excipientes, veículos e produto acabado).

Lames

-Laboratório de Microfluídica e Biologia molecular (μBio): Coordenado pela Profa. Dra. Gabriela Mendes Duarte, análises de DNA e RNA para diagnósticos moleculares em dispositivos microfluídicos.

-Laboratório de Nanotecnologia e Processos de Adsorção (LANPA)Coordenado pela Profa. Dra. Indianara Conceição Ostroski e pelo professor Dr. Paulo Roberto Martins, tem por finalidade o desenvolvimento de materiais para serem utilizados em dispositivo de armazenamento de energia.

-Laboratório de Processamento de Dados Cristalográficos (LPDC): Coordenado pelo Prof. Dr. Felipe Terra Martins, neste laboratório são realizados ensaios de cristalização de moléculas orgânicas e de complexos organometálicos.

 Lab. Filipe

-Laboratório de Produtos Naturais e Síntese Orgânica: Sob a coordenação das professoras Dras. Cecília Maria Alves de Oliveira,  Lucilia Kato e Vanessa Pasqualloto, o laboratório tem como principais atividades de pesquisa o estudo químico e biológico de plantas do cerrado e de agentes de biocontrole frente a patógenos da agricultura, tais como arroz e soja.

-Laboratório de Química Sintética e Aplicada (LQSA): Sob a coordenação dos professores Dr. Guilherme Roberto de Oliveira e Dra. Caridad Noda Perez, o laboratório desenvolve trabalhos na área de química orgânica com ênfase no desenvolvimento de novas metodologias sintéticas. O grupo também realiza a síntese de várias classes de moléculas com potencial aplicação em vários campos da ciência e tecnologia. Além da infraestrutura básica para o desenvolvimento de atividades apresentadas, o laboratório conta com dois reatores de alta pressão para o desenvolvimento de novas metodologias de síntese orgânica, os quais foram adquiridos juntos a agências de fomentos de pesquisa.

- Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear: Coordenado pelos professores Drs. Luciano Morais Lião e Luiz Henrique Keng Queiroz Júnior, tem por finalidade realizar análises de caracterização estrutural de substâncias químicas em matrizes no estado sólido e líquido, atendendo assim diversas áreas do conhecimento. Os experimentos realizados no laboratório possibilitam ainda determinar o teor de substâncias em matrizes como fármacos, alimentos, entre outros. Por esta técnica, é possível identificar e quantificar substâncias sem a necessidade de padrões de referências específicos. 

 RMN

-Laboratório de Simulação e Automação de Bioprocessos (LaSABio): Sob a coordenação dos professores Dra. Inti Doraci Cavalcanti Montaño e Dr. Carlos Alberto Galeano Suarez, o laboratório realiza pesquisas no intuito de atuar no desenvolvimento e melhoria de processos enzimáticos e fermentativos para aproveitamento de resíduos e obtenção de co-produtos. Além disso, atua em projetos de construção de equipamentos de automação e monitoramento, visando a busca das melhores condições operacionais dos processos estudados.

-Laboratório de Síntese e Catálise Organometálica (LabSinCo): Coordenado pelos professores Drs. Fabiano Molinos de Andrade, Juvenal Carolino da Silva Filho e Rafael Pavão das Chagas,  são desenvolvidas atividades como síntese e caracterização de compostos de coordenação, catálise homogênea e fixação química de dióxido de carbono. Além da infraestrutura básica para o desenvolvimento de atividades acima descritas, o laboratório conta com um reator Parr de alta pressão para uso em testes catalíticos.

-Laboratório de Síntese Molecular (LabSiM): Coordenado pelo professores Dra. Danielle Cangussu de Castro Gomes, Dra. Olga Soares do Rego Barros e Dr. Rafael Pavão das Chagas. O laboratório conta com infraestrutura adequada para realização de projetos nas áreas de síntese orgânica, inorgânica, química de coordenação e compostos organometálicos.

-Laboratório de Sistemas Particulados e Termodinâmica Computacional (SisParTeC): Coordenado pelos Prof. Dr. Dyrney Araújo dos Santos e Prof. Dr. Thiago Leandro de Souza, desenvolve pesquisas numéricas e experimentais relacionadas ao comportamento dinâmico e termodinâmico de fluidos e sólidos, bem como dos fenômenos de transferência de calor e massa e equilíbrio químico e de fases, em diversos equipamentos e processos da indústria química. Destacam-se algumas atividades: investigação da dinâmica de partículas nos equipamentos de leito de jorro e tambor rotatório, escoamento em microcanais, análise termodinâmica de reações de reformas a vapor e autotérmicas em condições sub e supercríticas, análises de Fluidodinâmica Computacional (CFD), modelagem e simulação de colunas de destilação reativa para a produção de biodiesel e síntese e simulação de processos.

-Laboratório de Tratamento de Águas Residuárias (LabTaR)/Laboratório de Síntese e Caracterização TérmicaSob a coordenação dos professores Dra. Núbia Natália de Brito e Dr. Elias Yuki Ionashiro, são desenvolvidas as seguintes atividades: síntese de organometálicos e análise térmica, aplicação de tecnologias de remediação, principalmente os processos oxidativos avançados (POA) para tratamento de matrizes líquidas, tóxicas e poluentes, tais como: águas residuárias industriais, águas superficiais contaminadas, percolados de aterros e esgotos sanitários. O principal objetivo é a diminuição dos valores de parâmetros analíticos ambientais através dos tratamentos realizados e consequentemente o enquadramento nas legislações referente ao descarte de resíduos líquidos.

 Lab Elias

-Laboratório do Grupo de Microfluídica e Eletroforese (GME): O Grupo de Microfluídica e Eletroforese (GME) foi criado em 2012 sob orientação do Prof. Dr. Wendell Karlos Tomazelli Coltro. Hoje, com o novo prédio, conta com um espaço físico de aproximadamente 150 m2, incluindo quatro laboratórios: um para preparo de soluções, um para microfabricação e instrumentação, um para Microfluídica e Eletroanalítca e outro dedicado à Eletroforese. Além da infraestrutura interna, os pesquisadores do grupo têm acesso a laboratórios multiusuários, com instrumentação moderna, dentro da infraestrutura do IQ da Universidade Federal de Goiás. Mais informações sobre a estrutura do laboratório no link: https://www.youtube.com/watch?v=ovB_nLOGKD8&feature=youtu.be

GME

 

-Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC): Sob a coordenação da Profa. Dra. Agustina Echeverría, conta com 400 m2 e foi construído com recursos da FINEP e com recursos da própria UFG. O NUPEC é uma extensão do IQ, composto pelos laboratórios LPQI e LEQUAL, que agrega muitas atividades do ensino e de pesquisa. Além disso, conta com um laboratório de ensino, um almoxarifado, um mini-auditório com capacidade para 70 pessoas, sala de aula, sala de informática para alunos, sala de reuniões para professores, central de internet, copa-cozinha, e um espaço no centro de para exposições.

 NUPEC