Weby shortcut

Fluorescence Lifetime Imaging Microscopy (FLIM)

Atualizado em 21/08/19 14:07.

O equipamento foi adquirido em 2019 nos termos da chamada pública MCTI/FINEP/FNDCT 02/2016 como parte do projeto de expansão da Central Analítica Multiusuária (CAM) do IQ/UFG, com o intuito de expandir tanto as capacidades da CAM, como sua inserção regional, nacional e internacional.

Com a aquisição do Fluorescence Lifetime Imaging Microscopy (FLIM), primeiro equipamento adquirido para promover a expansão da CAM, está havendo a incorporação do Laboratório de Espectroscopia e Nanomateriais (LENano).A técnica encontra aplicação nas áreas de sensoriamento do ambiente local, descrição de interações moleculares, determinação de processos de transferência de energia, descrição de tecidos para detecção de tumores, entre outras.

Há diversas possibilidades de experimentos que podem  ser executados no FLIM, que dependem das propriedades das amostras, mas o equipamento é capaz de combinar 4 medidas isoladas, que são usadas para desenhar cada experimento:

1) mapeamento de tempo de vida, dando como resultado mapeamento de intensidade de fluorescência, mapeamento de tempos de decaimento de fluorescência (quantos forem detectados), mapeamento da variação de chi2, mapeamento de fatores pré-exponenciais que informam sobre distribuição de tempo de vida.

2) tempo de vida de fluorescência. Medida sem mapeamento, executada em amostras líquidas, por exemplo, em que morfologia não é importante.

3) mapeamento de espectros de fluorescência fotoestacionária, em que os espectros de excitação e de fluorescência são obtidos em regiões delimitadas pelo microscópio confocal, fornecendo um mapa de excitação e de fluorescência.

4) Execução do experimento TRES (time-resolved emission spectra) em qualquer tipo de amostra, em que curvas de decaimento de fluorescência são obtidas com variação do comprimento de onda de excitação, podendo ser executado com mapeamento. Uma conversa prévia para desenhar os experimentos pode ser necessária, caso o usuário não entenda toda a capacidade do equipamento

 

Para agendamento e dúvidas contate Profa. Dra. Tatiana Duque Martins: tatiana@ufg.br