Mestrado em Engenharia Química

Curso de Mestrado em Engenharia Química (UFG)

No cenário de expansão de diversas áreas, tais como da indústria sucroalcooleira, de alimentos, mineração e farmacoquímica, foi fundando, no ano de 2014, o Curso "Stricto Sensu" de Mestrado em Engenharia Química da Universidade Federal de Goiás (PPGEQ/UFG) com o intuito fundamental de formar pesquisadores, futuros docentes e profissionais qualificados para atuar nos setores industriais e nos arranjos produtivos da economia do Estado de Goiás e do Brasil como um todo.

Cabe ressaltar que a maioria dos cursos de graduação e Pós-Graduação em Engenharia Química estão localizados nas regiões Sudeste e Sul do país, sendo que na região Centro-Oeste a UFG foi a primeira a criar, tanto o curso de graduação em Engenharia Química (fundado em 2009), quanto o curso de Pós-Graduação em Engenharia Química na modalidade de Mestrado “Stricto Sensu”, sendo este último, atualmente, o único curso de Pós-Graduação em Engenharia Química desta região.

Levando em conta a necessidade de profissionais especializados nas diversas áreas da Engenharia Química, o PPGEQ/UFG tem como área de concentração Desenvolvimento de Processos, englobando as seguintes linhas de pesquisa:

I) Processos químicos e biotecnológicos

II) Gestão, controle e preservação ambiental

III) Otimização de processos

IV) Sistemas particulados

Atualmente, o PPGEQ/UFG conta com um corpo docente composto por professores doutores em Engenharia Química, Engenharia de Alimento e Química provenientes de Programas de Pós-Graduação consolidados nas diversas instituições de ensino das Regiões Sul e Sudeste do Brasil.

O corpo discente do PPGEQ/UFG é constituído por estudantes regulares e especiais, cuja estrutura acadêmica está composta por disciplinas trimestrais obrigatórias e optativas, seminários, dentre outras atividades.

Coordenador: Profª. Drª. Fernanda Ferreira Freitas

Vice-coordenadora: Profª. Drª. Inti Docaci Cavalcanti Montano