Licenciatura

LICENCIATURA EM QUÍMICA

Caracterização do Curso

O curso de Licenciatura em Química do Instituto de Química da UFG, regional Goiânia, visa formar professores aptos a ministrar aulas em nível médio e superior. Durante o curso, o aluno terá aulas das diversas áreas da ciência química, tais como, Química Analítica, Físico-Química, Inorgânica e Química Orgânica o que propiciará um sólido conjunto de conhecimentos específicos dessa ciência. Além disso, também terá aulas de Didática e Instrumentação para o Ensino no intuito de formar um professor que tenha comprometimento social e humano com o seu público. Nesse aspecto, tem-se o aprofundamento dos saberes docentes e do domínio da experimentação em laboratório, novas tecnologias e da avaliação de materiais didáticos diversos. A Licenciatura em Química do IQ – UFG ainda possibilita que o discente desenvolva o estágio supervisionado obrigatório a partir da segunda metade do curso propiciando uma vivência profunda na escola, aspecto necessário para uma boa formação docente. Um diferencial do curso está no fato da formação de seus discentes ser calcada na pesquisa. Dessa forma, os licenciandos do IQ – UFG têm contato, desde o início do curso, com diversas pesquisas na área de educação em ciências e também na área de química. A formação pela pesquisa torna o profissional docente ciente dos principais avanços científicos e tecnológicos da química e da educação direcionados à sala de aula, tanto em nível médio como superior.

Perfil Profissional

O Licenciado do IQ – UFG tem formação sólida que permite sua atuação em nível fundamental e médio de ensino, tanto em escolas públicas quanto privadas e também em instituições de nível superior, além de consultorias e trabalhos que exijam conhecimentos na área de educação em química. A formação adquirida permite um aprofundamento das questões e problemas existentes na educação básica e superior no Brasil, pois considera a perspectiva da formação humanística durante o curso. O profissional licenciado está apto a seguir seus estudos em nível de mestrado e doutorado tanto nas áreas de educação quanto na área de química básica, tornando-se um pesquisador nessas áreas do conhecimento. O Licenciado é importante para o desenvolvimento e fortalecimento da ciência no Brasil em todos os seus níveis, considerando-se tanto o processo de alfabetização científica da população quanto à produção acadêmica do conhecimento.

PPC 2014 - Licenciatura em Química